Cartão ou dinheiro?

Top 5 razões para o dinheiro em espécie morrer

O pagamento em espécie é aquele feito com notas e moedas. A expressão se distingue de formas mais novas de pagamento, como o cartão e outros meios de pagamento digital que não utilizam dinheiro “real”.

Contudo, razões como a necessidade de um melhor controle dos custos governamentais e a recorrente preocupação com a segurança podem ser decisivas para sepultar de vez esse meio de pagamento, assim como uso da expressão.

Aqui estão as cinco principais razões para o dinheiro em espécie morrer:

1. Custos

Estudos mostram que somente nos Estados Unidos são gastos cerca de 200 bilhões de dólares por ano com custos para transportar dinheiro, taxas de caixas eletrônicos e a substituição de toneladas de notas desgastadas.

2. O dinheiro digital é bom para a economia

As pessoas tendem a gastar mais dinheiro quando usam métodos de pagamento sem dinheiro em espécie. Isto é bom para os varejistas e faz com que se sintam motivados a preferir pagamentos digitais.

3. Digital é mais higiênico

As moedas e as notas carregam e escondem diversos tipos de germes e bactérias, os espalhando pela população.

4. Corrupção

Em lugares como a Índia por exemplo, governos já estão eliminando algumas de suas cédulas para tentar dificultar a lavagem de dinheiro.

5. Segurança

Em países violentos como o Brasil, o uso do dinheiro em espécie expõe comerciantes e empresas à bandidos e quadrilhas “especializadas” em assaltar bancos e carros-fortes.


Referências:
Reputation Institute.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *